TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE TORNAR UM VENDEDOR DE SUCESSO
Treinamento de Vendas

Super Dicas para Vendedores Iniciantes

Se você está considerando trabalhar com vendas, ou ainda, seriamente comprometido com isso, o primeiro a fazer é investigar os melhores caminhos a seguir. Vender bem exige etapas indispensáveis para assegurar boas transações.

Conhecimento Prévio

  • Antes de sair a fazer qualquer venda, há perguntas básicas, que inclusive poderão ser feitas pelo seu cliente, que você deve saber, na ponta da língua.
  • O que vendo?
  • Quem o compra, e por quê?
  • Onde estão os clientes óbvios? Existem clientes possíveis, que ainda não foram abordados?
  • Quais são os pontos fortes e fracos do seu produto?
  • Quem são os concorrentes, e qual é a sua vantagem competitiva sobre eles?
  • Há dados passados que apontem uma melhor época para abordagem dos compradores, onde eles estarão mais receptivos?

Preparação Pessoal

Ao trabalhar para uma empresa que vende a empresas ( B2B ), você possível e provavelmente receberá treinamento ou orientações sobre como a empresa lida com o contato inicial com os clientes. Analise todos esses dados, e use-os para fazer um planejamento próprio, para cada cliente que deva visitar.

É recomendável fazer algum curso sobre vendas, ou ler livros sérios sobre o assunto. Há muito escrito sobre vender, mas procure ler críticas aos livros, feitas por profissionais atuantes e conceituados no mercado.

Tenha em mente os seguintes pontos ao elaborar o seu prospecto para cada venda:

Quais argumentos irei usar para mostrar ao cliente que eu tenho a solução que ele precisa? Lembre de explorar os seguintes ângulos: qualidade, durabilidade, garantias e serviços pós-vendas. Evite usar o preço como argumento, de início: o foco deve ser os benefícios que o produto oferece. Caso haja objeção pelo preço, chegado o momento, ressalte que não é apenas uma compra, mas um investimento. E antecipe-se: conheça os preços dos seus concorrentes.

  • Dirija os seus esforços à pessoa certa: aquela que de fato toma as decisões relacionadas às vendas na empresa.
  • Leve consigo referências da sua empresa: folhetos, artigos de jornais ou revistas, depoimentos de clientes anteriores, pesquisas de mercado.
  • Investigue o perfil do cliente, de modo a poder organizar a ordem que irá expor as características do seu produto. Sempre inicie em sintonia com o que o cliente provavelmente valoriza mais.
  • Planeje as formas de fechar o negócio, de forma a não ficar perdido ou improvisar. Existem formas específicas para fazê-lo.
  • Cuide da sua apresentação pessoal. Use o bom senso aliado ao bom gosto: se vai a uma empresa mais informal, não precisa ir de gravata, porém jamais use tênis. Uma empresa multinacional ou de grande porte exigirá terno. Atenção à forma como carrega papéis ou contratos: selecione canetas, lápis apontados e limpos, e malas ou pastas em ordem.

Preparação Emocional

Ser um Vendedor de Sucesso é algo altamente gratificante, porém não é fácil. Estratégias com você mesmo trabalham a seu favor na sua busca pelo zelo profissional.

Comentários que à primeira vista parecem rejeições podem ser na verdade pedidos por maiores informações. Se realmente forem negativas, saiba lidar, e use a oportunidade para corrigir problemas.

Sempre se mantenha motivado. Dedique tempo à sua vida pessoal e à física, de forma a equilibrar a balança.

Lembre-se que Ser Vendedor é algo que continuamente exige renovação, à medida que mudam os mercados, produtos caducam e novos os substituem, ou ainda, se adicionam aos existentes.

Também é uma atividade influenciada diretamente pela economia – não somente local, mas federal e mundial. Ler apenas sobre vendas não é suficiente se deseja ter uma visão macro do negócio. Informe-se, leia jornais, revistas e navegue pela internet em blogs especializados em vendas.

Alguns livros recomendados para adquirir conhecimento sobre o mundo das vendas:

– A Biblia de Vendas do autor: Jeffrey Gitomer

– Quem Vende Enriquece, do autor: Napoleon Hill

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