Uma venda qualificada e satisfatória depende de vários fatores, que muitos vendedores por terem a intenção somente de vender, não levam em conta. Cada detalhe que é passado despercebido no ciclo de venda, faz falta na hora de finalizá-la, e se nesse processo da venda o vendedor cometer alguns desses erros, com certeza sua Venda não se concretizará. Veja alguns dos principais Erros cometidos em Vendas.
Falta de Planejamento
Não planejar a visita ao cliente, fazendo uma pesquisa de mercado, entrando no site para ver os principais produtos, concorrentes e nicho de mercado, pode ser seu primeiro erro em Vendas, pois é obrigação do Vendedor conhecer a empresa que está indo fazer a promessa de resolução de um problema, só assim será assertivo na oferta do produto exato.
Antipatia
É um problema grave, tão quanto estar com uma aparência e roupa não adequada. Cause uma boa impressão no cliente e o faça sentir mais confiante de quem está comprando, já que ganhar a confiança é um grande passo para que a venda seja concretizada.
Falta de conhecimento do produto e empresa que representa
Todo vendedor deve conhecer seu produto a fundo, sua empresa, sua concorrência e o principal acreditar no que vende. Por incrível que pareça, existem vendedores que não fecham essa tríade de vendas e chegam em uma reunião de vendas totalmente despreparados.
Invadir o espaço do cliente
O vendedor tem que dar espaço para o cliente falar, faça perguntas, mas também saiba ouvir, só assim irá descobrir suas necessidades e resolver o problema oferecendo o melhor produto que o cliente necessita naquele momento.
Forçar o cliente a comprar seu produto
Seu produto tem que resolver algum tipo de problema do cliente, nunca tente forçar uma venda para bater uma meta, pois você estará perdendo a oportunidade de fidelizar um cliente.
Falar sobre tudo, menos sobre a venda
Falar sobre outras coisas para iniciar o relacionamento com o cliente é importante, muitas vezes é essencial, mas o vendedor não pode ficar com papo furado com o cliente e se esquecer do principal foco, que no caso é falar sobre o produto e realizar a venda.
Não Rresponder as perguntas feitas
Objeção quer dizer, pedido de mais informações, então quando o cliente faz uma pergunta sobre o produto, ou sobre a sua empresa não fuja da pergunta, esteja preparado para abjeções, elas fazem parte do ciclo de venda.
Tirar muitas conclusões antes do tempo
Ao tentar adequar o produto com as necessidades do cliente, muitos vendedores não ouvem atentamente o que o cliente está precisando, começam a tirar suas próprias conclusões precipitadas, começa a imaginar uma situação antes de entender a real necessidade e ofertar a melhor solução.
Ansiedade de Vender
Talvez este seja o pior erro cometido, quando um vendedor no intuito de querer encurtar o ciclo de vendas para fechar logo o pedido, esquece de etapas primordiais do pipeline de vendas, como por exemplo descobrir a real necessidade de compra do seu cliente. Vender Bem requer uma metodologia, e cada fase do ciclo de vendas deve ser respeitada, ou caso contrário sua ansiedade matará as Vendas.
Não fazer a pergunta de fechamento da Venda
Parece mentira, mas 90% das Vendas não são efetivadas porque o vendedor não faz a pergunta final ao Cliente:
Vamos fechar o Pedido?
Isso ocorre no último ciclo do funil de vendas o fechamento.
Pense nisso e Boas Vendas!