Ao escolher trabalhar em vendas, uma das primeiras coisas que o aspirante deve saber é que a profissão exige a execução de ações prévias para poder atingir o objetivo – justamente para poder atingi-lo.
Para qualquer meta, devemos seguir etapas bem selecionadas, de forma disciplinada, dedicada. Escolher quais serão os passos é tão importante quanto realizá-los, e não se desviar do caminho, mesmo após experiências ruins. Todas as profissões as têm, e a de vendas não é uma exceção. Talvez haja dias em que você pense que pareceria ser a regra.
Para ser um Vendedor de Sucesso, quais são os passos?
Preparação
Invista em conhecimento sobre o tema. Leia livros de peso, assista a palestras de vendas, faça treinamentos de vendas, cursos de venda e participe de workshops e eventos relacionados a venda. Cada ideia ou troca de experiência com outros da área pode lhe acrescentar. Use a vivência e os possíveis erros de outros para indicar o que você não deve fazer.
Sempre faça a sua lição de casa. Isto significa conhecer bem o seu produto: estudá-lo a fundo, e ter entusiasmo por ele. Esta energia será percebida na sua voz quando fizer qualquer visita.
Também deverá pesquisar sobre o seu cliente: o que deseja e/ou precisa? Qual a melhor forma de conectar o seu produto à necessidade dele? Por último, conheça os seus concorrentes, e a partir dessa informação busque um diferencial. Use todo o conhecimento adquirido para elaborar um planejamento do que será feito, com cada cliente. Falaremos de planejamento, especificamente, em breve.
Ação
Trabalhe duro, para se mostrar e contatar a todas as empresas que possam ter interesse no que você oferece. Procure sempre expandir a sua rede de contatos; compareça a reuniões de colegas, inaugurações, e use o mailing virtual. Ao conseguir marcar visitas, planeje-as com cuidado. Vá bem vestido – homens de terno e mulheres sem decotes chamativos – e fale sem usar gírias. Ser cortês mostra o apreço pelo outro. Abre portas.
Durante a visita, tenha sempre em mente vender benefícios e soluções de problemas, não apenas produtos. Quando compramos um produto, na verdade compramos auxílios para experiências de vida melhores. Mostrar clara e convictamente a conexão entre o produto e a solução que ele trará como resultado aumenta, e muito, a probabilidade de concretizar a venda.
Consequência
Engana-se quem pensa que uma venda termina quando se entrega o produto. Uma vez fechada a venda, o vendedor de sucesso faz o follow-up, porque o bem maior de um vendedor é sua carteira de clientes e clientes feliz significa mais vendas no futuro. Sempre se mantenha próximo ao cliente, mesmo após o fechamento do negócio, isso gera credibilidade e faz pós-venda.
Use as experiências com clientes para manter um nível alto de energia e motivação – fatores importantes ao tratar com outras pessoas. Aprenda a lidar com a rejeição, e não a leve para o lado pessoal. Aprenda com as objeções, faça adaptações se for o caso, e siga trilhando o caminho.