Tempo de leitura: 4 minutos
Olá, somos a geração Y, a tecnologia digital já esta inserida em nossas veias como o nosso próprio sangue, tudo realizamos pela internet, desde ir ao mercado e ate mesmo fazer aquela comprinha sem sair de casa, pois é, a internet nos possibilita fazer tudo, pagar aquela conta ou comprar aquela blusa linda.
Hoje em dia não há fronteiras onde não podemos ir à internet nos traz tudo o que precisamos para aprender, vender, comprar e viajar para qualquer lugar do mundo.
Temos hoje as redes sociais que nos conecta o tempo todo, o alcance é global, e podemos conhecer pessoas de todo o mundo, tudo o que fazemos todos sabem, pois essa é a idéia.
A pergunta é: Como vender para a geração Y?
A resposta é simples, queremos ser surpreendidos, queremos comodidade com um toque de pimenta, não gostamos da mesmice, buscamos novos desafios, novos produtos e novas tendências.Nessa era onde tudo o que queremos encontramos na internet, é essencial a divulgação, pois é através dela que alcançamos todos os plugados.
Vender para a geração Y é uma tendência, pois é um grupo que passa grande parte do dia na frente da net, buscando e comprando.
Algo chave para qualquer vendedor ser competente naquilo que faz é conhecer bem não apenas o produto que vende, mas também a quem deseja vendê-lo. Só dessa forma entenderá como conectar o produto com as necessidades do cliente. Familiarizar-se com o perfil dele, os seus gostos, hábitos e aspirações, os seus valores e passatempos. Um conjunto de informações que auxiliem o vendedor a traçar a melhor tática ao conduzir uma visita.
- Clientes Geração Y
Entre os tipos de clientes, mesmo vendendo Business to Business as decisões são tomadas por pessoas, e encontramos a chamada “Geração Y”. São jovens nascidos após 1980, cresceram num período de inovações tecnológicas dinâmicas e constantes, ademais de um crescente boom de ofertas em produtos industrializados. O acesso fácil às novidades e à aquisição de bens materiais faz desta geração um estímulo para qualquer profissional de vendas. Possuem um nível de exigência alto e que nem sempre acompanha fidelidade por alguma marca, e uma baixa tolerância à frustração. Procura principalmente produtos bons e de baixo custo, tanto na compra como na manutenção. Note que o custo não é apenas financeiro, mas também pessoal ou emocional, basta tentar trocar ou consertar algo fora da garantia (ou em casos extremos, até mesmo dentro dela) para entender ao que me refiro quando digo custo emocional: Tempo, desagrado, frustração, neste quesito eles são muito exigentes.
- Comunicando-se com a Geração Y
A Geração Y vê o intercâmbio de informações como algo indispensável e rotineiro. Partindo disto, podemos induzir que para ela o estímulo visual e auditivo é atraente, até mesmo estimulante. Atitudes criativas do vendedor ao falar, argumentar, e cuidados com a forma de se vestir e se portar também, se conseguir ser um entertainer, melhor ainda. Talvez estar preparado para conceder um desconto um pouco mais atrativo a esta geração do que a outras seja estratégico.
- Geração Y decidindo a Compra
O suporte ao pós-vendas se converte num diferencial. As empresas cujas compras são decididas por jovens da Geração Y procuram soluções rápidas a problemas. A substituição de um fornecedor por outro, em caso de demora ou ineficiência, assim como o de um celular por outro de modelo mais atual é uma realidade. Será dado valor ao contato inicial e a vivência do produto. Uma primeira visita impactante, e um seguimento polido e eficaz, são mais importantes com esta geração do que com outras.
- Necessidades Y
Sempre tenha em mente o principal eixo das vendas: reconhecer as necessidades do cliente para poder supri-las. As necessidades da Geração Y são resultado de um passado e influenciadas pelo presente. Por sorte, trata-se de jovens motivados, em sua maioria: ativos, dispostos, que começam a ter consciência de assuntos além do mundo do entretenimento e o profissional, como política e a preservação do meio ambiente. Aceite o desafio e use-o ao seu favor, venda mais para Geração Y.
Escrito por
André Vendas – Hub Vendas