Tempo de leitura: 4 minutos
Criar uma Campanha de Incentivo de Vendas pode ser algo bem simples e fácil, veja os itens que não podem faltar, ou se preferir, faça o Download do Ebook com o guia completo de Como fazer uma Campanha de Incentivo de Vendas:
- Comunicação da Campanha
Uma campanha de incentivo deve transportar os participantes a um mundo imaginário, um mundo lúcido, envolvente e com uma pitada de bom humor.
Desta forma, fica mais fácil quebrar a resistência dos participantes, fruto da mudança comportamental exigida pela campanha, uma vez que tiramos as pessoas da zona de conforto, ao pedirmos a elas melhor performance, maior desempenho. Nada melhor do que tirá-las do dia-a-dia, da rotina, por meio de uma comunicação descontraída e alegre para acelerar as mudanças.
Deve-se estabelecer um universo para ambientar toda a comunicação.
Citamos alguns universos, apenas para ilustrar:
- Universo esportivo: nesse universo, os participantes se tornarão atletas, participarão de competições como natação, ciclismo e outras, serão estimulados a superar suas marcas e recordes, e as imagens a serem exploradas.
- Universo cinematográfico: para esse universo, daremos tratamento de astros e estrelas aos participantes.
- Universo de espionagem: esse é um universo definitivamente rico para trabalhar a comunicação de maneira lúdica.
- Universo futebolístico: um dos preferidos pelos participantes, pois se trata de paixão nacional do brasileiro.
Esses são alguns exemplos de universos. Muitos outros podem ser utilizados.
- Lançamento da Campanha
Uma campanha de incentivo nunca é imposta aos participantes. Tem sempre um tom convidativo. As pessoas não são obrigadas a participar de um programa de incentivos. Elas decidem se querem ou não
participar.
Quanto maior adesão dos participantes, mais pessoas contribuirão com os objetivos propostos, e a probabilidade de alcançar as metas é aumentada.
A importância que se dá ao lançamento de uma campanha é fundamental para o sucesso.
Se tivéssemos que criar um símbolo para o momento do lançamento, esse símbolo seria um anzol, isso mesmo, um anzol.
Exemplos de Lançamento:
- Evento de Lançamento
- Broadside
- Teaser
- Regulamento da Campanha de Incentivo de Vendas
Traçarmos metas tangíveis é outro fator preponderante para o sucesso da ação. Devemos avaliar o histórico da curva de vendas, somado ao estudo do mercado na época, para então definirmos metas que podem ser ousadas, mas não devem ser impossíveis.
Precisamos estudar a concorrência quanto à política de preços, ações de marketing e promoção, merchandising e em função do mercado, tudo isso somado à realidade da empresa, traçando os objetivos de maneira a não desmotivar a equipe, pela impossibilidade de alcançá-los.
Definidos os objetivos tangíveis, é fundamental divulgarmos as regras para participar da campanha de incentivo, por meio do regulamento, que é uma espécie de contrato entre participantes e empresa, os que decidem participar fazem-no conhecedores das regras do jogo.
Todo regulamento deve conter os seguintes tópicos:
- Tipo de campanha;
- Participantes;
- Produtos envolvidos;
- Período;
- Objetivo;
- Mecânica de avaliação;
- Mecânica de premiação;
- Mecânica da Campanha de Incentivo de Vendas
A estratégica de uma campanha de incentivo é traduzida aos participantes sob a forma de mecânica de participação. Dependendo do objetivo de cada campanha, é possível direcionar os participantes de maneira a conduzi-los de acordo com a necessidade de sua empresa. Se seu objetivo é motivar o trabalho em equipe, a mecânica vai estimular que o desempenho em equipe seja prioritariamente reconhecido na campanha. Diferentemente, se o que sua empresa está precisando é acirrar a competitividade entre os participantes, a mecânica estimulará esse comportamento.
Existem diversas situações e para cada uma é possível traçar uma mecânica específica que direcione os participantes para onde sua empresa quer.
- Sustentação da Campanha de Incentivo de Vendas
Etapas muito importantes já foram vencidas. tivemos um lançamento inesquecível, conquistamos a adesão da maioria dos participantes, o regulamento foi transparente como nunca e a mecânica de avaliação traduzia exatamente a necessidade apresentada.
Passam-se dias, meses, e a campanha lentamente vai caindo no esquecimento das pessoas.
Elas passam a ter vaga lembrança do evento, até que o apagam por completo da memória e voltam para sua rotina costumeira.
Existem mecanismos para não deixarmos isso acontecer. De nada adianta investimentos astronômicos para eventos de lançamentos bombásticos de campanhas para depois deixarmos a sustentação de lado.
Precisamos lembrar, provocar, motivar sistematicamente, durante todo o período da campanha.
Para isso existem diversos mecanismos que são extremamente eficientes, criativos e muito bem-humorados.
Vejamos a seguir algumas diferentes formas para sustentar uma campanha de incentivos.
Para ver os restantes dos itens, baixe gratuitamente o eBook de Como fazer uma Campanha de Incentivo para sua empresa.
Escrito por
André Vendas – Hub Vendas